segunda-feira, 28 de novembro de 2011

XIII Mutirão Nacional de Ação Comunitária 2011

Com alegria e a certeza do dever cumprido, a diretoria do 151º GE Águia Branca apresenta o Certificado de Eficiência Comunitária conferido pela União dos Escoteiros do Brasil no XIII Mutirão Nacional de Ação Comunitária.






O projeto proposto pela equipe do Mutirão de Ação Comunitária teve um sabor especial para o G.E. Águia Branca, pois atuando numa comunidade com diferenças culturais e sociais significativa, foi possível desenvolver além da conscientização dos participantes, uma prática de cidadania e respeito fraterno com todos os irmãos e irmãs da região.


Parabéns a todos que com afinco se dedicaram  a este projeto.


Sempre Alerta Para Servir !


Diretoria

sábado, 19 de novembro de 2011

Dia da Bandeira - Promessas

No dia 19, foi possível efetuar a comemoração alusiva ao "Dia da Bandeira" com uma mensagem do Chefe Aparecido Duarte, antigo membro do G.E. Águia Branca, e hoje presidente do 10º Distrito Escoteiro Oeste e dirigente do 228º G.E. Blia - Cotia.


Aproveitando dia tão especial para a Pátria, foram realizadas cerimônias importantes no Grupo Escoteiro Águia Branca: As Promessas daqueles jovens que já participam do grupo a algum tempo e cumpriram as respectivas progressões em seus ramos.
No começo do dia foram os pioneiros Carol e Rodolfo que assumiram seus deveres para com Deus, Pátria e Próximo. 

Após a reunião, foi a vez das escoteiras Laura e Ana Luiza e do escoteiro Leonardo:


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia da Bandeira ESSd - PMSP

Na manhã do dia 18 de novembro, a convite, escotistas e dirigentes do G.E.’s Águia Branca e Domingos Tonini estiveram presentes na cerimônia cívica na Escola Superior de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção” em comemoração ao dia da Bandeira.

Neste dia, Oficiais e Praças da corporação PMSP, além de seus familiares e demais convidados estiveram presentes nesta cerimônia de singular relevância para o país.

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República, sendo resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, substituindo o “escudo Imperial português” pelo “círculo azul com estrelas na cor branca”.
No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal
A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

Ainda neste dia, o G.E. Águia Branca conferiu uma homenagem a PMSP pelo reconhecido trabalho e honroso apoio ao movimento escoteiro.


domingo, 13 de novembro de 2011

Acampamento de Tropa

No final de semana (12 e 13 Nov) a Tropa Sênior do GE Águia Branca esteve em atividade no Centro de Formação de Soldados da Policia Militar do Estado de São Paulo  - "Cel. PM Eduardo Assumpção”. na Vila Clarice.

 Fonte GoogleMap - 23°28'8"S   46°44'22"W



Com  inicio na Sede do grupo escoteiro com o tema “Simplesmente Águia Branca”, as atividades permitiram durante todo o período o desenvolvimento de etapas da progressão, e uma maior integração entre os jovens.



No intuito de aproveitar ao máximo toda a área disponível no campo, foi definido uma base administrativa e de apoio no “Descanso do Guerreiro”. Após a cerimônia de abertura e alguns jogos de integração, oficialmente foi instalado o “I Jogos EscOlímpicos - 2011”, com uma reflexão da origem histórica e mitológica dos jogos olímpicos na Grécia Antiga e seus efeitos até os dias de hoje, numa alusão aos recentes “Jogos Pan-Americano Guadalajara –2011”. 



Efetivamente, muitos jogos exigindo o esforço individual e em equipe no espírito do movimento escoteiro foram aplicados ao longo de todo o dia e, ao cair da noite após a cerimônia do “Fogo de Conselho”, com o bivaque montado na “Vila EscOlímpica” o descanso merecido dos “EscAtletas”.



Na alvorada, 05:00 hs da manhã e dia nublado, foi desenvolvido a segunda parte do acampamento, o “Hike in Camp” Sênior alusivo ao tema “Simplesmente Águia Branca”, uma jornada de cerca de 16Km ida e volta para o Pico do Jaraguá, com observação, espiritualidade e técnicas escoteiras.




No percurso, a oportunidade de observar a composição do ecosistema local e suas variantes. Como a urbanização crescente ao longo do parque do Jaraguá, sufocando uma das remanescentes culturas indígenas do estado, aldeia Guarani “Tekoa Pyau”, que  infelizmente enfrenta graves problemas em sua sobrevivência econômica e cultural.




Chegando ao parque, um novo desafio, percorrer a "Trilha do Pai Zé" numa extensão de 3,6 Km ida e volta com classificação "alto" no nível de dificuldade:






No fim do percurso, o orgulho de ser: "Simplesmente Águia Branca - Sênior".






Após o retorno ao campo de Vila Clarice, no fim da tarde, após uma breve refeição, a cerimônia de encerramento para as patrulhas da “20 TOUROS", "YATHÊ” e escotistas presentes.



“Procurai deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrastes e, quando chegar a hora de morrerdes, podeis morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçastes o tempo e que procurastes fazer o melhor possível. Deste modo estai "Bem Preparados" para viverdes felizes e para morrerdes felizes - mantende-vos sempre fiéis à vossa Promessa Escoteira - mesmo quando já tenhais deixado de ser jovens - e Deus vos ajude a todos a procederem assim.” O vosso amigo, Baden Powell