domingo, 19 de fevereiro de 2012

Osasco 50 anos

Num total de 50 entidades e empresas do município, o Grupo Escoteiro Águia Branca  esteve presente a convite da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) a participar de um gesto concreto em comemoração aos 50 anos de Osasco.


Neste dia de comemoração, com a participação especial da Ordem dos Emancipadores de Osasco, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou um mutirão de plantio de cinqüenta mudas de espécies nativas na avenida Nova Granada e Esporte Clube Corinthians e, no entorno da nascente do Parque Ecológico Dionísio Álvares Mateos – Jardim das Flores.



Para a realização do plantio, foram convidados dirigentes e membros de entidades e empresas instaladas no município, sendo os mesmos agraciados com o “Diploma Verde”, um reconhecimento pelo apoio em atividades e eventos que vem transformando o município de forma sustentável e responsável ambientalmente.
 
 Para a atividade, foram escolhidas espécies nativas adequadas ao espaço plantado, de forma a evitar perdas relacionadas à ausência de condições favoráveis para o desenvolvimento dos indivíduos.




Além do plantio, a Sema realizou o “Domingo no Parque”, com uma edição especial em comemoração à data, realizando atividades lúdicas para as crianças, espaço literário-cultural, com a demonstração da arte chinesa “Tai chi chuan”, prática da disciplina indiana “Yoga” e do esporte “Boxe”, além de outras atividades livres.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Osasco 50 Anos - I Desafio Urbano / Treeking Osasco

No dia 18 de fevereiro foi realizado “I Desafio Urbano“ com a Tropa Sênior e Clã Pioneiro do grupo escoteiro, desenvolvido em formato de Treeking e alusivo ao cinqüentenário do município de Osasco.
Fonte: Google Maps


Num percurso entorno de 10 (dez) quilômetros ao redor da área central da cidade, foi possível retornar no tempo e vivenciar um pouco da história do município.

Presidente Altino / Centro
Fonte: H.Koulkdjian

   

 

Como não poderia ser diferente, ao longo do trajeto, diversas atividades sociais, culturais e de espiritualidade foram desenvolvidas entre os jovens nos pontos de controle (bases).


Santo Antonio / Centro
Fonte: H.Koulkdjian


No berço da comunidade Armênia do município no bairro de Presidente Altino, o inicio da atividade aconteceu na Praça Laurindo Camargo, logo após o desfraldamento da bandeira e da oração, foi transmitido as instruções de segurança e a entrega da planilha de treeking para duas equipes (verde e vermelho), mescladas entre seniores e pioneiros.

   
 
Igreja Matriz Osasco / Santo Antonio
Fonte: H.Koulkdjian


 
Igreja Matriz Osasco / Santo Antonio

Além da regularidade de tempo com a passagem obrigatória nos pontos de controles, os jovens puderam interagir com a comunidade local através de atividades de pesquisa social e divulgação do movimento escoteiro.




Neste trajeto, um dos desafios foi encontrar e registrar locais atuais a partir de fotos antigas, observando a grande transformação urbanística e arquitetônica do município, mantendo a força e o ideal dos imigrantes no fim século XIX e posteriormente dos emancipacionistas em meados do século XX.
Praça Gal.Dalle Coutinho / Av.dos Autonomista / Eternit
Fonte: H.Koulkdjian
A denominação do município, tem origem na cidade natal do imigrante italiano Antonio Giuseppe Agú, nascido na cidade de Osasco, província de Turim na Região de Piemonte na Itália.



Av.dos Autonomistas / Museu Dimitri Sensaud de Lavaud
Da união com Teresa Maria Benvenutta Chiaretta, nasceu a menina Primitiva Domênica Michela Agu (Primitiva Vianco).
O museu Dimitri Sensaud de Lavaud, também conhecido como Chalé Brícola, abrigou como segundo residente, o Barão Evariste Sensaud de Lavaud, pai de Dimitri Sensaud de Lavaud, engenheiro francês naturalizado brasileiro, que construiu o primeiro avião brasileiro e com ele realizou o primeiro voo da América Latina.



Aeroplano São Paulo - 1º voo em 1910
Fonte: Museu Dimitri Sensaud de Lavand


Nos pontos de controle, foram desenvolvidos atividades como “Kim” de observação, estudo de meio, raciocínio lógico, técnicas escoteiras de “nós e amarras”, interação social, reflexão sócio-ambiental, espiritualidade e cultural histórica. 

 

Entre os pontos de controle, pode se destacar o seguinte:
PC 1 = Mercado Municipal
PC 2 = Museu Dimitri Sensaud de Lavand
PC 3 = Fórum Osasco
PC4 = Parque Dionísio Álvares Mateos (Parque da FITO)
PC5 = Catedral de Santo Antônio / Diocese de Osasco (Igreja da Matriz)
PC6 = Prefeitura Municipal de Osasco
 

O encerramento da atividade foi realizada no fim da tarde na sede da Prefeitura do Município de Osasco.

Parabéns para o município de Osasco !

Bravo, Bravo, Bravíssimo para Tropa Sênior e Clã Pioneiro !

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Procissão do Núcleo CRB de Osasco

No último dia 04 de fevereiro,  o GE Águia Branca com escoteiros, seniores, pioneiros e escotistas estiveram em atividade no apoio ao trânsito na caminhada dos religiosos e religiosas do Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) de Osasco, saindo do Educandário São Domingos até a Igreja Matriz na Paróquia N.S.dos Remédios.


Após a celebração presidida por Dom Ercílio Turco, bispo da Diocese de Osasco, houve o encerramento com uma confraternização em comemoração ao aniversário natalício do Pe.Dorival F.Leite – CRL da comunidade e também da ordenação Episcopal de Dom Ercílio Turco.