sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jornada Mundial da Juventude 2011


As Jornadas são celebrações mundiais que reúnem durante uma semana, jovens de todo o mundo para vivenciar e aprender sobre a fé. A juventude é convidada a construir pontes de amizade e esperança entre diferentes continentes, povos e culturas.

Foto: Comunidade Shalon

Sua história começou no Jubileu do Ano Santo da Redenção (em 1983-84), quando celebravam-se 1500 anos da morte de Cristo. Instituidas pelo papa João Paulo II, as Jornadas da Juventude, têm como objetivo principal fazer a pessoa de Jesus Cristo o centro da fé e que Ele seja referência constante e inspiração na vida de cada jovem.



Realizada cada ano em um país diferente, a peregrinação da JMJ 2011 foi para a capital da Espanha, Madri. Do dia 16 ao 21 de agosto, foram reunidos aproximadamente 2 milhões de participantes, entre eles 10 mil escoteiros católicos mostrando ao mundo seus uniformes impecáveis,  lenços, bastões de patrulha, bandeiras de São Jorge (padroeiro do Escotismo).

Desde 1994 a Igreja convida aos escoteiros para fazerem parte desse encontro e com o ardor da juventude, construir uma sociedade fundada na solidariedade e na caridade fraterna entre os povos.

Foto: Comunidade Shalon
Na missa de encerramento da JMJ 2011, o papa anunciou a próxima sede da Jornada. Acontecerá em 2013 na cidade do Rio de Janeiro - Brasil, onde já são esperados mais de 4 milhões de jovens católicos.

Para os escoteiros há acampamentos abertos antes do começo da Jornada, proporcionando passeios, atividades e uma grande convivência católica. A UEB promoverá ainda o I Encontro Nacional de Escoteiros Católicos em 2012 como preparação para a JMJ. Nos vemos lá!

Referências: blog oficial da Comunidade Shalon para a JMJ 2011 e site Escotismo Católico.