sábado, 1 de outubro de 2011

JMJ - "FIRMES NA FÉ" Diocese de Osasco


No final do Ano Santo da Redenção, 1984, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu a cruz aos Lourenços em Roma, com as seguintes palavras:

"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção."


Desde aquele ano, a Cruz tem peregrinado pelo mundo estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude.

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo: o ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani":



"Hoje eu confio em vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe ! Ela será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas." (Roma 18ª JMJ, 2003)

Fonte: Diocese de Osasco

 E hoje, estar presentes nesta caminhada e participar com toda nossa diocese nos faz revigorar e sentir muita alegria de ser católico.


Uma sensação indescritível regado com muita emoção ao longo de todo o percurso, culminando com a Santa Missa, no Mistério da Eucaristia.


Acompanhar e poder tocar estes símbolos que tem peregrinado o mundo, a “Cruz Peregrina” de Cristo e o ícone de “Nossa Senhora”símbolo de nossa fé, nos faz sentir a presença e a força do Espírito Santo em nossas vidas.


Nesta festa da acolhida em nossa diocese, com cerca de 20 mil pessoas, ao som "Emmanuel" hino JMJ 2000, Roma, realizamos um momento único em nossas vidas, muitos amigos e irmãos em Cristo presentes, conclamando com alegria : “FIRMES NA FÉ !”.

" Dall'orizzonte una grande luce
viaggia nella storia
e lungo gli anni ha vinto il buio
facendosi Memoria,
e illuminando la nostra vita
chiaro ci rivela
che non si vive
se non si cerca
la Verità...


... l'Emmanuel "
(Hino JMJ 2000, Roma)