domingo, 27 de julho de 2014

Acampáguia 2014


No último final de semana do mês de julho, realizamos no Parque do Tamboré nosso tão esperado acampamento de grupo: O Acampáguia 2014.
Como de costume, foi um acampamento temático que desta vez lembrou o centenário da Primeira Guerra Mundial (1914-2014), com a participação de lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros do GEAB e amigos convidados do GE Domingos Tonini.

Todas as atividades realizadas tiveram como pano de fundo os acontecimentos da Grande Guerra, destacando fatos históricos e motivando a reflexões sobre o tema.
Dentre o programa do acampamento tivemos bases de rapel, circuito de cordas (falsa baiana, comado craw e preguiça), tiro ao alvo, jogos cooperativos, debate sobre o papel da mulher na guerra e como isso influenciou em sua inserção no mercado de trabalho, confecção de pipas e mensagens secretas que deviam ser desvendadas.

Durante as duas noites os jovens participaram de jogos noturnos que envolviam estratégia e sentidos apurados para alcançar o objetivo e não serem avistados pelos adversários. A tropa sênior ainda montou bivaques e, apesar das noites frias do mês de julho, acamparam as duas noites no abrigo construído.
Na última noite, tivemos o ponto alto do nosso acampamento: O fogo de conselho. Preparado e conduzido pela tropa sênior, foi uma cerimônia bem tradicional fiel às raízes do escotismo. As equipes montadas especialmente para o acampamento apresentaram canções escoteiras e esquetes-manifesto pela paz no mundo.

O Acampáguia 2014 foi marcado por cerimônias especiais. Tivemos a promessa da guia Sara, passagem do pioneiro João e investidura das guias Beatriz, Caterine e Maria Clara.
Na manhã de domingo, os jovens prepararam um momento celebrativo que tornou-se uma grande ação de graças pela elevação espiritual e o contato com a natureza que a vida escoteira nos proporciona.

Enfim, como parte integrante do adestramento escoteiro previsto na programação, foi preparado um almoço típico mateiro: batata recheada, ovo no espeto, frango no barro e maçã assada com goiabada.
Nos despedimos ao final da tarde de domingo, na certeza de que "bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver".