sexta-feira, 29 de julho de 2011

World Scout Jamboree Sweden 2011

Oficialmente a abertura do Jamboree Mundial aconteceu ontem com cerca de 39.000 escoteiros representando 192 países, mas desde o dia 27 com a chegada dos contingentes dos países todos estavam empenhados na montagem dos subcampos e das construções de suas pioneirias.



Tudo perfeito para a abertura solene... e, apesar da chuva fina ao longo do dia, a noite São Pedro resolveu dar uma trégua. Assim a realização da cerimônia transcorreu de forma alegre, deslumbrante e inesquecível aos participantes.



Oficialmente o primeiro registro do GE Águia Branca na Suécia com a Tropa 11 do Contingente do Brasil.



Aos participantes do Brasil e demais paises saudamos com um "Bravo, Bravo, Bravíssimo" e contagiados por pelos momentos incríveis, pedimos que Deus abençoe e proteja a todos nas atividades dos próximos dias.

Sempre Alerta !
Be Prepared (Inglês)
Var redo, Alltid redo (Sueco)
Siempre Alerta (Espanhol)
Sii Preparato (Italiano)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Águia Branca no World Scout Jamboree

A apenas um dia do maior acampamento mundial de escoteiros, nosso grupo também tem um representante no 22º Jamboree Mundial, que será realizado em Rinkaby, Suécia, com o tema “Simplesmente Escotismo” (Simply Scouting)


No última final de semana, o mesmo embarcou rumo a Copenhague na Dinamarca formando a Patrulha Karipuna da Tropa 11 do Contingente do Brasil.

Mocoê ue caá
Tecuau uperrazê
Zanê terrapucai
iapenam
Tabaiguara

Karipuna


terça-feira, 19 de julho de 2011

XI Festival de Inverno de Paranapiacaba


Durante os últimos finais de semana de julho acontece o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, que recebe milhares de turistas. Nós também estivemos lá. Foi no último domingo, 17, uma excursão envolvendo lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, pais, chefia e dirigentes do GE Águia Branca e também amigos do GE Domingos Tonini.

O cenário, Paranapiacaba, é um belíssimo distrito histórico do município de Santo André-SP. Herdado da antiga São Paulo Railway, companhia britânica que construía as linhas ferroviárias por aqui no tempo dos barões do café; é um vilarejo repleto de cultura, história, natureza e trilhas para aqueles que buscam um pouco mais de aventura.


Tudo gira em torno da linha férrea , implantada por intermédio do Barão de Mauá em 1859 que ligava São Paulo ao porto de Santos (até hoje um dos principais locais de escoamento da produção paulista). Nas construções na parte baixa da cidade construída pelos ingleses protestantes) encontramos a antiga estação, galpões de manutenção de trens, a casa das máquinas, parte do Sistema Funicular que fazia o transporte na subida da Serra do Mar e residências desde pequenos cômodos para funcionários até o chamado 'Castelinho', a casa do engenheiro chefe. A parte alta era habitada pelos portugueses católicos.

Com tudo isso, já dá pra perceber que o Festival de Inverno é um evento cultural que vale à pena participar. Saímos pela manhã da sede do Grupo Escoteiro e (não poderia ser diferente) seguimos de trem até a estação em funcionamento mais próxima do nosso destino, a de Rio Grande da Serra. De lá, um trajeto de ônibus onde já se pode perceber a preservaçao da natureza na região da Serra do Mar.


Chegando em Paranapiacaba pela parte alta, atravessamos o antigo viaduto por cima da linha do trem, de onde pode-se avistar a torre do relógio que lembra o inglês Big Bang e também toda parte baixa do vilarejo.

A organização do evento utilizou-se dos principais locais históricos para servirem de palco a apresentações de música, dança, poesia e exposições históricas. Além das atrações oferecidas pelo Festival, haviam aquelas que são fixas na cidade e também estavam abertas à visitação: Museus Ferroviários foram visitados pelos ramos Lobinho e Escoteiro e pequenas trilhas foram realizadas pelos Sêniores e Pioneiros.



Ao cair da tarde, no horário da refeição (levada pelos jovens ou compradas nas barracas ínstaladas pelas ruas de Paranapiacaba) o fenômeno natural mais esperado da visita: O famoso 'Fog', neblina similar à londrina.


Conta a lenda de Paranapiacaba que uma moça da parte alta da cidade (mais pobre) ia casar-se com um rapaz rico da parte baixa. A noiva já estava preparada com seu vestido e um véu que de tão grande estendia-se para fora da igrejinha da cidade. Os pais dele ao descobrirem a origem humilde da noiva impediram a realização do sonho do casal apaixonado. Ela então, de tanto desgosto por ser "abandonada" no altar, acabou com a própria vida jogando-se de um precipício. Desde então, todo final de tarde ela estende seu enorme véu (a neblina) sobre a cidade e leva um homem consigo.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

JRJ 2011

Em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude a realizar-se na cidade de Madri (Espanha) em agosto deste ano, a Região Bonfim da Diocese de Osasco promoveu a Jornada Regional da Juventude.


A atividade teve palestras, pregações, músicas religiosas e o encerramento com a Santa Missa. Tratou temas como o papel do jovem cristão no mundo de hoje, as dificuldades e provações encontradas ao seguir as Trilhas do Senhor e o chamado vocacional.

Visita ao Obelisco


Em continuação à atividade cívica, visitamos o Obelisco Mausoléu em memória aos Heróis de 1932.

É o maior monumento de São Paulo e abriga os restos mortais de todos os Heróis da época. Entre eles, os mais famosos são Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo ou simplesmente MMDC, iniciais dos nomes desses estudantes paulistas mortos pelas tropas federais num confronto ocorrido em 23 de maio de 1932, que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista de 1932.

Também entre os Heróis está o Escoteiro Simbolo paulista Aldo Chioratto.

Aldo vivia na cidade de Campinas e durante a Revolução de 1932 transportava correspondências da estação ferroviária ao quartel da cidade.

Durante ataques aéreos realizados pelas tropas federais sobre Campinas uma série de estilhaços - 13 ao todo - atinge o bravo escoteiro que, ferido mortalmente, não abandona seu bornal de mensageiro. Aldo Chioratto não resiste à tão forte agressão ao seu frágil, mas valente corpo e vem a falecer em virtude dos ferimentos. Foram 13 estilhaços... 13 são as listas da bandeira de São Paulo.

Por tamanha lealdade ao cumprimento de seus deveres, hoje é tido como modelo a todos os Escoteiros. Foi leal aos princípios e à necessidade de ser responsável, mesmo que isso lhe custasse a própria vida.


Leia mais sobre a história de Aldo Chioratto em http://www.carajas.com/wiki/index.php?title=Aldo_Chioratto

domingo, 10 de julho de 2011

Desfile 9 de julho


A data de 9 julho é vista com grande orgulho e respeito pelos paulistas pois marca o início do combate de 1932, a Revolução Constitucionalista.

A Revolução Constitucionalista de 1932 ocorreu em resposta à Revolução de 1930 que tirava a autonomia dos estados. Na época, a antiga potência cafeeira estava industrializando-se e via essa perda de poder como prejudicial ao seu desnevolvimento econômica. Tinha por objetivo a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Esta duraria até 4 de outubro do mesmo ano, dois dias após a rendição dos paulistas. Apesar das inúmeras baixas (934, oficialmente) e destruição de cidades do interior, São Paulo voltou a ser governada por paulistas e em 1934 foi promulgada uma nova Constituição.

Como de costume, nós do Águia Branca participamos do Desfile Cívico Militar que acontece no Parque do Ibirapuera. Houve a participação de Escoteiros, Sêniores, Pioneiros, Chefes e Dirigentes.

Uma ótima oportunidade para encontrar os amigos escoteiros do estado de SP, nos divertirmos e por em prática o cívismo (lembrando os deveres para com a Pátria).

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Diocese de Osasco promoverá Jornadas da Juventude



Em comunhão com 26ª Jornada Mundial da Juventude e tendo como referência o subsídio elaborado pela CNBB “Jornada Diocesana da Juventude 2011”, a Diocese de Osasco, promove as Jornadas da Juventude e grande concentração no 8º Comvocação.

Nesta quinta-feira, 17 esteve reunida na Cúria Diocesana, junto a Dom Ercílio, a comissão de assessores regionais do Setor Juventude, para planejamento de ações referentes às Jornadas Regional e Diocesana da Juventude, em consonância com Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em agosto - Madri na Espanha, com o Santo Padre e que tem como lema “Enraizados e edificados n’Nele... firmes na fé” Cl 2,7.

A Jornada Regional está prevista para o mês de junho, onde cada região motivará a juventude para um grande encontro. Em cada região será formada uma equipe com jovens que irá planejar cada encontro de acordo com a sua realidade. Também, no mesmo espírito, acontecerá nas paróquias a Jornada Vocacional, promovida pelo Seminário São José.

As jornadas tanto regionais como vocacionais, culminarão numa grande concentração da juventude diocesana que acontecerá no 8º Comvocação em 21 de agosto. É A Jornada Diocesana da Juventude!

Estes encontros serão um grande momento para os jovens e para toda a Diocese de Osasco, e temos certeza que todas as expressões de nossa amada juventude, ouvirão o chamado da Igreja.

“Muitos jovens estão com os olhos voltados para esta bela cidade, esperando encontrarem-se nela para ouvirem juntos a Palavra de Cristo, sempre jovem, e partilharem a fé e o desejo de construir um mundo melhor, inspirado nos valores do Evangelho” Papa Bento XVI, Sobre Madri - JMJ 2011

Da redação c/ assessor Setor Juventude Pe. Edilson 


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Desfile 9 de julho: informações


Referente aos ônibus de sábado (09/07), a Viação Santa Brígida informou que estarão em horário "Domingo / Feriado", portanto em circulação reduzida.

O único ônibus que apresenta segurança para a chegada no horário obrigatório de concentração no Parque do Ibirapuera (9h30) passará na Vila dos Remédios por volta das 7h10, uma vez que o trajeto é longo (cerca de uma hora e vinte minutos).

Portanto, a saída da sede do GE será às 7 horas.

O Traje deverá estar apresentável e sem costuras mal feitas, pois seremos alvo da visão de centenas de pessoas e representantes de diversos Grupos Escoteiros da Região São Paulo.

OBS: Quem não pagou a taxa de R$ 5,00 referente ao kit (Certificado e Distintivo), favor levar o dinheiro no sábado e confirmar a sua inscrição com a Ch.Ieda.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Nova Diretoria

Conforme Assembleia Geral Ordinária do 151/SP Grupo Escoteiro Águia Branca, realizada em 18 de junho de 2011, foi eleita a nova diretoria pelo período de 2 anos consecutivos:
  • Luiz Geraldo Lima (Diretor Presidente);
  • Dênis Corazza Ramos (Diretor Técnico);
  • Valmir Scarpare Esteves (Diretor Financeiro);
  • Ieda de Maria Souza Lima (Diretora Administrativa)
Também foi eleita a nova Comissão Fiscal e apresentado o Balanço Anual referente ao ano de 2010.