No último dia 23 de janeiro faleceu o rei Abdullah, da Arábia Saudita.
A relação dos Escoteiros com o rei provém de sua contribuição inicial para a criação da iniciativa global dos Mensageiros da Paz, em 2001, durante o preparo para as comemorações do Centenário do Escotismo Mundial, em 2007.
Na ocasião, o rei Abdullah manifestou seu desejo de apoiar o programa “Presentes para a paz”, que incentivava escoteiros do mundo todo a contribuírem em suas comunidades, com ações que iam desde a doação de brinquedos para crianças carentes e o combate ao racismo, até o plantio de árvores. Em 2011, após dez anos de contribuições do governo da Arábia para a expansão da iniciativa, o programa entrou em uma segunda fase, adotando o nome de “Mensageiros da Paz”. Nesse período, foram mais de 7 milhões de dólares investidos pelo rei no projeto.
Mas você deve estar se perguntando: Qual a relação direta do Grupo Escoteiro Águia Branca com tudo isso que está acontecendo?
Em 2014, a plataforma "Mensageiros da Paz" alcançou o número de 600 MILHÕES de horas de serviço voluntário por parte dos escoteiros. Também em 2014, o GEAB cadastrou seu primeiro projeto no site, contribuindo com 36 horas de serviço voluntário. A atividade cadastrada foi o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que contribui com mais de meia tonelada de alimentos destinada a pessoas carentes.
Desta forma, prestamos grande homenagem ao rei Abdullah, com a certeza que nos encontramos no Grande Acampamento.